Nesta edição, o churrasqueiro vai comandar a Estação do Cupim Defumado no Varal
O paranaense Lukas Barzotto, um dos assadores pioneiros do Brasa Festival, vive atualmente no interior goiano, na cidade de Petrolina de Goiás, mas traz a tradição do churrasco no sangue. Sua família veio do Rio Grande do Sul - o que lhe rendeu o apelido de “Gaúcho” em terras goianas - e ele cresceu ao lado de excelentes churrasqueiros. Há sete anos, Lukas aproveita a habilidade herdada de outras gerações e trabalha com churrasco profissionalmente.
Depois de ganhar experiência em eventos privados, hoje participa de festivais de churrasco por todo o Brasil. Mestre na arte do fogo de chão, com o tempo Lukas foi aprimorando a técnica, o que o tornou conhecido em várias regiões. Além disso, fortaleceu sua fama de gaúcho, ao transformar a paixão pela gastronomia na brasa em atividade profissional.
Pelas mãos do churrasqueiro paranaense, a carne no fogo de chão foi parar nas tradicionais Folias de Reis em Goiás. Além delas, seu portfólio traz inúmeros festivais gastronômicos e experiências diversas no setor, onde aplicou as técnicas e conhecimentos adquiridos ao longo do tempo, preparando toneladas de carnes para públicos variados.
Nas duas primeiras edições do Brasa, Lukas comandou a Estação do Leitão no Fogo de Chão. “Na segunda, tivemos a oportunidade de preparar o gigante porco moura”, conta o churrasqueiro, referindo-se à raça genuinamente brasileira, que era levada pelos porcadeiros em suas tropeadas e até hoje é criada livremente, alimentando-se de pastagens, frutas e raízes. Seus processos de cura, maturação e defumação são naturais, o que torna a carne ainda mais saborosa e macia.
Sobre a expectativa para o próximo Brasa e a experiência nas demais edições, Lukas é só elogios: “o evento é diferente de tudo; muita carne boa, cerveja, música, alegria e com uma organização espetacular. No ano passado, ouvi muitos chefs comentando que não existia um evento no Brasil no nível do Brasa, e concordo com eles”. Dessa vez, o paranaense com sangue gaúcho vai “deixar os porquinhos de lado e partir para um novo corte: o cupim bovino defumado no varal”. A técnica é outra, mas Lukas promete: “será uma experiência incrível para os amantes de churrasco”. Para conferir, garanta seu ingresso para o 3º Brasa Festival, que acontece em setembro e terá diversão para a família toda.