Sob a supervisão dos professores, os acadêmicos terão duas estações com receitas autorais
No dia 21 de setembro, a 4ª edição do Brasa Festival promete um espetáculo de técnicas e sabores, nas mais de 60 estações gastronômicas que estarão à disposição dos visitantes. Um dos destaques deste ano é a participação do curso de Gastronomia do Centro Universitário Univel, que trará uma combinação de aprendizado e criatividade ao evento, no Seminário São José.
Fundado em 2011 e coordenado pela professora e nutricionista Raquel Eckert Dreher desde 2014, o curso de Gastronomia da Univel se destaca pela excelência na formação de seus alunos. E este ano eles terão a oportunidade de mostrar, na prática, todo o conhecimento adquirido, em duas estações exclusivas no Brasa Festival.
Ao comentar a importância de participar do evento, Raquel destacou o contato dos alunos com todos os desafios envolvidos na produção e manipulação de alimentos em grande escala. Além disso, segundo ela, esse contato acontece em um ambiente que não é a cozinha. “É muito mais fácil planejar um evento para mil pessoas em uma cozinha toda estruturada, com forno combinado e outros equipamentos para uso profissional. Outra coisa é fazer uma refeição para o mesmo montante de pessoas, em uma cozinha adaptada para um evento externo”, explica a professora.
De acordo com a coordenadora do curso, o Brasa não é apenas uma chance de aprendizado para os alunos, mas também uma oportunidade de colocar a Gastronomia da Univel na vitrine. Como o único curso presencial da região, a participação no festival reforça o nome da Univel como referência na educação gastronômica.
Este ano, a equipe de alunos e professores apresentará duas receitas autorais: uma salgada e uma doce. Na estação de comida salgada, será preparada uma Salada de rúcula e espinafre com pêras assadas, acompanhada de molho de gorgonzola e crispy de bacon. A receita, assinada por Geovani Trindade, promete conquistar o paladar de quem aprecia o sabor agridoce. Já na estação de sobremesas, o Crepe com abacaxi flambado no licor de laranja será acompanhado de sorvete de baunilha e farofa de coco, uma criação de Rita de Cassia.
Sob a supervisão atenta dos professores, os alunos terão a chance de mostrar suas habilidades ao público do melhor festival de churrasco do Brasil. Para Raquel, esse tipo de experiência é fundamental na formação dos acadêmicos. “O Brasa é um evento consolidado, não só aqui na região, mas também fora dela, e faz chamar a atenção das pessoas para o nome da Univel na área gastronômica”, acrescenta a coordenadora.