Publicado em: 23/00/2023

Lígia Karazawa morou 14 anos na Europa e já trabalhou em restaurantes renomados do Brasil


Lígia Karazawa é uma chef apaixonada pela gastronomia e promete surpreender os paladares com técnicas e sabores do churrasco. Em sua segunda participação no Brasa Festival, ela irá preparar a Costelinha Suína Defumada, que levará molho barbecue, pasta de amendoim, pimenta, coentro e salsinha, além de batatas assadas de acompanhamento.


“No ano passado, nossa estação foi um sucesso. Preparamos uma costelinha de porco defumada com acelga e pimenta coreana.  Foram servidos mais de 80 quilos de carne. Para esta edição, espero que o sucesso se repita, que tenham mais chefs e experiências trocadas. O Brasa é um dos eventos mais organizados que já fui, com a maior variedade de comidas”, conta Lígia. 


Com experiência de 25 anos à frente da cozinha de diversos restaurantes, a paulistana morou 14 anos na Europa e, quando retornou ao Brasil, trabalhou em estabelecimentos renomados, como o Eataly Brasil, e esteve à frente por cinco anos da cozinha do Restaurante Brace, especializado em culinária italiana com foco em grelhados.


“A história do churrasco na minha vida começou muito cedo. Fui criada em Presidente Prudente, interior de São Paulo, onde meu pai tinha fazenda de gado. Então, assar uma carne era algo tradicional. Eu costumo falar que no interior a gente não faz festa, a gente faz churrasco. Defendo o conceito de que o fogo transforma e, é a partir dele, que criamos as receitas”, explica a chef.


Atualmente, Lígia presta consultoria em restaurantes, realiza cursos, participa de eventos de gastronomia e festivais de carne, sendo cerca de 15 por ano, entre os mais famosos do Brasil. Além do churrasco, ela também é especialista em comida espanhola e italiana. Já ganhou o prêmio de melhor assadora, em uma competição da Revista Prazeres da Mesa e, ainda, de melhor restaurante espanhol pela Veja São Paulo. 


Com um currículo recheado de boas experiências gastronômicas, a churrasqueira promete arrasar no preparo da costelinha neste ano. “A expectativa para o próximo Brasa é grande, espero trazer uma carne de qualidade e com muito sabor para os visitantes”, conclui Lígia. O Brasa Festival acontece no dia 23 de setembro, no Seminário São José, em Cascavel. Serão sete horas de comida e bebida liberadas.