Publicado em: 23/00/2023

O paraibano Beethoven Dantas Picuí irá preparar Moqueca de Surubim e Carne de Sol


Direto do Recife, o assador Beethoven Picuí estará na 3ª edição do Brasa Festival, que acontece no próximo dia 23 de setembro, em Cascavel. Apaixonado pelo Nordeste e especialista em cortes artesanais e cura, Picuí será responsável pela estação da Moqueca de Surubim com Camarão, além da sua maior especialidade: a Carne de Sol.


Com trabalho reconhecido por grandes nomes da gastronomia, além de viajar pelo Brasil participando de festivais de churrasco e dando workshops sobre churrasco nordestino, Picuí comanda a cozinha do restaurante Quintal do Picuí, onde serve pratos típicos da cozinha do Nordeste, com receitas autorais cuja marca registrada é a culinária afetiva. “Sou de uma família desbravadora que, desde 1981, vive do churrasco, com especialidade de carne de sol. Faço receitas que atravessaram três gerações, cheias de memórias gostosas da casa de vó, e com muita qualidade”, conta o chef, que também ministra cursos sobre o preparo de carne de sol e já formou mais de 5 mil alunos.


Depois de vários percalços, quando decidiu retomar os trabalhos na área da alimentação, Picuí iniciou novos estudos sobre a gastronomia nordestina e passou a unir esses conhecimentos ao universo do churrasco: “percebi que precisava contar a história gastronômica da minha família e os mais de 100 anos de produção de carne de sol em Picuí [município paraibano em que nasceu o chef e de onde vem o nome adotado por ele]”. 


O retorno de Picuí à gastronomia foi construído passo a passo, de um buffet de churrasco para um food truck também especializado em carne na brasa, que resgatou o contato com antigos clientes do restaurante de sua família e imprimiu um ritmo mais acelerado ao crescimento do negócio, até a inauguração do Quintal do Picuí, em 2019. “Aprendi que nossa história nunca pode ser esquecida”, destaca o chef, referindo-se à trajetória de seus pais e avós, ao montar o restaurante que inspirou o Quintal, o conhecido e aclamado Recanto do Picuí. 


E é esse espírito de comida afetiva e convívio familiar que o assador paraibano pretende trazer este ano, na sua segunda participação no Brasa, por meio da culinária típica do Nordeste e seu tempero inconfundível. A marca de Picuí tem tudo a ver com o festival, que é planejado para oferecer diversão a todas as idades, no espaço amplo e arborizado do Seminário São José e com estrutura completa para reunir os amigos e a família em torno do fogo. Se ainda não garantiu seu ingresso, não perca tempo. Já são quase 5 mil pessoas confirmadas nessa festa, que já se tornou o maior festival de churrasco do Sul do Brasil.