Publicado em: 24/00/2024

Depois de participar como voluntária, ela retorna este ano para preparar uma sobremesa gourmet


A chef Janaína Paula, de Londrina, é apaixonada pela gastronomia desde criança. Trabalha no ramo há mais de meia década, fazendo algo comum à maioria das mulheres: a dupla jornada de trabalho. Para se inserir no mercado gastronômico, no começo foi necessário conciliá-lo com um emprego executivo. Mas há aproximadamente dois anos, ela conseguiu priorizar sua paixão e passou a se dedicar exclusivamente à gastronomia.


Desde que virou chef em tempo integral, Janaína vem atuando em uma série de eventos corporativos, festas de aniversário e coquetéis. Também fazem parte da sua rotina as celebrações com cardápio “finger foods”, aquelas famosas comidinhas e pequenas porções que conquistaram muitos eventos pela sua versatilidade, praticidade e sabor.


O planejamento de Janaína para mudar de área incluiu muito estudo e dedicação. Este ano, ela se forma chefe de cozinha profissional com foco na gastronomia de alta performance, no prestigiado IGA (Instituto Gastronômico das Américas). Os conhecimentos adquiridos vêm sendo aplicados também nos festivais de churrasco, dos quais a chef participa já há algum tempo. Entre eles o Isso É Churrasco, da dupla sertaneja Fernando & Sorocaba, no qual já foi capitã de estação por mais de 20 edições, liderando equipes no preparo de vários pratos.


Também estão no currículo de Janaína os eventos Mr.Moo Festival, em São José dos Campos - por duas edições -, Manda Brasa, em Marechal Cândido Rondon, e Django em Chamas, em Foz do Iguaçu. Nestes festivais, ela participou na Estação de Panquecas e do Leitão no Crucifixo, respectivamente. A chef considera os festivais de churrasco experiências perfeitas para trocar conhecimentos e aprendizados.


Anchos, steaks e hambúrgueres são apenas algumas das receitas de Janaína, que se prepara para surpreender o público do Brasa com uma sobremesa especial na 4ª edição: a panqueca. Os recheios escolhidos são os de frutas vermelhas e creme de ninho, e creme de avelã com farofa crocante de mix de castanhas. 


Depois de participar do Brasa do ano passado como voluntária, ao lado do marido Nauber Assador, Janaína ficou muito feliz ao receber o convite para chefiar uma estação este ano. “O Brasa é um evento sensacional. Já participei de vários festivais, mas nunca de algum onde houvesse tamanha preocupação com as pessoas que estão trabalhando. A estrutura, a qualidade dos produtos, a divisão das estações… tudo merece elogios”, diz a chef, otimista com o evento deste ano, que ela espera ser ainda melhor que os anteriores.