Precursor do jacaré na Brasa, Helvecio Maciel investe em técnicas de povos nativos
A presença do Chef Helvecio Maciel está confirmada no Brasa Festival 2023. Em sua terceira participação, ele irá comandar a estação que concentra uma das maiores movimentações de pessoas: a do jacaré. Conhecido por misturar técnicas da gastronomia, o chef aposta em combinações inusitadas de ingredientes e na experiência com carnes exóticas. “Nossos eventos são campeões de fila. E essa fila não é por incompetência da nossa equipe”, brinca Helvecio, acrescentando: “é pela curiosidade do público”.
Especialista também no preparo de pescados, o Chef Helvecio estará à frente de outras duas estações no Brasa: a do salmão na prancha e a do coelho. Estudioso do pirarucu, ele aplica na brasa técnicas conhecidas da cozinha clássica, e foi o responsável pelos primeiros preparos de jacaré e pirarucu em festivais. Já a técnica do salmão na prancha foi trazida de fora, segundo o chef, que coleciona participações em eventos pelo Brasil e no exterior, ao longo dos seus 28 anos no universo da cozinha.
“Viajei por três anos pelo Brasil, de Norte a Sul, e fui aprimorando várias técnicas”, conta o Chef Helvecio. A paixão pelas carnes exóticas surgiu já no primeiro contato, há cerca de 13 anos. “Passei seis meses no Xingu. Conheci etnias no Amazonas e no Mato Grosso, onde aprendi a defumação que os indígenas fazem para conservar o alimento”, relata.
Ao ser perguntado sobre qual é o segredo de um jacaré bem assado, o Chef Helvecio explica que o tempo certo de fogo e o tempero são fundamentais. “Como é uma carne com praticamente 0,5% de gordura, tem todo um cuidado para não levar a um braseiro muito alto, senão desidrata. E aí, devagarzinho, a gente vai conduzindo esse assado de forma a manter sua suculência”, explica o chef, sempre acompanhado de uma equipe composta por profissionais renomados e com experiência em festivais gastronômicos por todo o Brasil.
Ao falar da evolução da sua estação, desde a primeira edição do Brasa, o Chef Helvecio elogiou o festival. “Estive na primeira edição e foi fantástica. Minha estação tinha muita comida, e acabou tudo em cerca de duas horas. Na segunda, levamos bastante coisa: coelho, jacaré, salmão. Na próxima, vai ter mais meia tonelada de proteína só na minha estação”, promete o churrasqueiro, confiante nos bons resultados do próximo Brasa: “acredito que essa edição vai ser mais um sucesso, em número de pessoas, em qualidade de entrega para o público, em qualidade de trabalho para nós colaboradores”.
Conheça o Chef Helvecio Maciel
Com quase três décadas de experiência na área, cursou Gastronomia em Brasília. Na capital federal, foi chef de grandes eventos para o alto escalão dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, passando também pela cozinha do Itamaraty.
Em Mato Grosso, foi chef executivo do grupo Lélis, dos refeitórios da Unimed-MT e do hotel Advanced. Foi idealizador do Fogo Cozinha Rústica, em Chapada dos Guimarães-MT, um restaurante Outdoor Cooking, totalmente voltado à cozinha de fogo, além da Expedição Gastronômica no Pantanal - FOOD EXPERIENCE e outros eventos. Atualmente, possui várias consultorias em andamento pelo Brasil.