Publicado em: 23/00/2023

Prato rústico será servido com creme de batata baroa e salsa de trufas negras


Famoso por seus pratos rústicos, Ronaldo Boese vai preparar, pela terceira vez no Brasa Festival - que acontece em setembro -, o Cordeiro na Cerveja Red Lager. O prato terá como acompanhamento creme de batata baroa e salsa de trufas negras. 


Formado em Gastronomia e especialista em cozinha internacional, o chef começou a trabalhar com churrasco em 2017. “Apesar de trabalhar focado em outras linhas de gastronomia, acabei ficando conhecido nos festivais por ser um chef que participa com pratos rústicos, como o Cordeiro na Cerveja Red Lager”, explica Ronaldo. A receita que ele irá preparar já se tornou tradicional no Brasa, nas outras edições fez muito sucesso e a tendência é que isso se repita neste ano. 


Ao explicar como é feito seu famoso cordeiro, o chef dá mais detalhes: “a criação deste prato surgiu da ideia de unir ingredientes da minha terra, Guarapuava, que tem excelentes produtores de cordeiro e também excelentes cervejarias artesanais, sendo que a cerveja red lager é de fabricação de uma delas e combina muito bem com o cordeiro. O acompanhamento é de batata baroa, que também é encontrada na região. Já a salsa de trufas negras eu coloquei para dar um toque delicado ao creme, e por ter experiência com o produto. Já fui diversas vezes à Itália, para buscar as trufas frescas na época certa, e isso fez com que eu criasse esse prato com harmonia entre todos os ingredientes”.

Os preparativos do Cordeiro na Cerveja Red Lager são feitos com antecedência, já que o prato demanda bastante tempo para ficar pronto. “Primeiro, o cordeiro é assado de forma lenta em temperatura amena. Depois, são retirados os ossos para fazer o caldo. Em seguida entramos com os temperos (cebola, alho e manjerona) e a cerveja red lager no caldo. Na sequência, peneiramos esse caldo, colocamos a carne que estava reservada e deixamos cozinhar até que esteja no ponto certo. O acompanhamento, que também é um astro e faz o conjunto perfeito do prato, é a batata baroa, cozida e processada até se transformar em um creme. Em seguida, volta para panela para dar ponto e é finalizada com salsa de trufas negras, produto importado da Itália”, explica Ronaldo. 

O chef já participou de outros grandes eventos, em cidades variadas e, segundo ele, participar do Brasa Festival pelo terceiro ano é uma grande oportunidade. “O Brasa é sensacional, com uma organização cada vez melhor. Espero que o festival continue crescendo, sempre focado no atendimento e qualidade”, finaliza Ronaldo.


O maior encontro de churrasqueiros da região Sul do Brasil acontece no dia 23 de setembro, no Seminário São José, em Cascavel. Serão mais de 50 estações com comidas e bebidas liberadas durante sete horas. Adquira já seu ingresso.