Publicado em: 24/00/2024

Claudio Anelli retorna ao festival como chefe de estação, para preparar um Ceviche de Tilápia


A 4ª edição do Brasa Festival, marcada para 21 de setembro, no Seminário São José, em Cascavel/PR, irá repetir o padrão de profissionalismo, com chefs e churrasqueiros talentosos e criativos, que prometem surpreender os apaixonados por churrasco. Um deles é o chef Claudio Anelli, que retorna ao evento este ano, após a estreia em 2022.


O gastrônomo de Londrina conta que a paixão pelo fogo de chão começou em eventos familiares e churrascos com os amigos. Empresário do setor têxtil há 21 anos, Claudio é proprietário de uma loja de malhas. Mesmo dedicado aos negócios, ele sempre encontrou tempo para o churrasco. Há seis anos, decidiu transformar a paixão em profissão e se aprofundar no universo dos festivais. “Quando começou o movimento de festivais, fiz alguns cursos. Na minha primeira participação, foi amor à primeira vista”, conta Claudio. Logo, sentiu a necessidade de uma formação profissional, o que o levou a cursar Gastronomia e Cozinha Internacional no Instituto Gastronômico das Américas (IGA), formando-se em 2023.


O agronegócio teve influência nos primeiros passos do londrinense em direção aos festivais. A forte presença do setor em Londrina e nas cidades vizinhas foi um impulsionador significativo para Claudio, que aproveitou os eventos de dia de campo e corporativos para conciliar sua expertise em churrasco com a gastronomia.


A jornada do chef nos festivais iniciou como voluntário, com estreia no Braseiro, em São José do Rio Preto, interior de São Paulo. Desde então, ele não parou, passando por eventos como o Bárbaros e a Churrascada. Com o tempo, Claudio foi convidado a ser chefe de estação em festivais como MR Moo, Rei da Carne, Jaguameats e Festival Beerbecue. Neste último, realizado em Londrina, ele já se encaminha para a sua 10ª participação.


A experiência em eventos rendeu aprendizado, grandes amigos e reconhecimento. No Festival Beerbecue de Londrina, por exemplo, há uma competição entre os chefs e churrasqueiros participantes, na qual Claudio conquistou o 1º lugar no Ceviche de Tilápia na Brasa - prato que preparará no Brasa Festival deste ano, inclusive. Na mesma competição, ele tirou o 2º lugar na Costela de Fogo de Chão e o 3º lugar com o Cordeiro da Patagônia.


Esta será a segunda participação de Claudio no Brasa Festival. Na edição de 2022, ele trabalhou ao lado de Juninho Mineiro em uma estação de peixe, preparando Tilápia na Brasa e Ceviche. “Foi sucesso total, fiquei impressionado com a organização do evento e a preocupação dos organizadores com os churrasqueiros e ajudantes. De longe, foi o festival mais organizado que participei”, relembra o chef londrinense, que se disse admirado também com a participação dos lobinhos e escoteiros, enriquecendo ainda mais o evento.