Publicado em: 23/00/2023

O cascavelense vai comandar a estação da Goiabada com Queijo e da Farofa de Bacon


Lucas Nascimento começou a assar carne quando ainda era criança, o que o levou ao posto de churrasqueiro oficial da família. Mas foi há pouco menos de dois anos que o hobby se tornou ofício. Seguindo a dica da irmã, que soube de uma vaga de churrasqueiro voluntário em um festival, Lucas decidiu se inscrever e acabou sendo chamado. Desde então, seu portfólio já tem mais de 40 eventos, o que lhe rendeu muitos amigos, conhecimento sobre técnicas e agenda cheia, é claro. E um dos seus principais compromissos é no Brasa Festival, no dia 23 de setembro, no Seminário São José.


Trabalhar com o que se ama é um privilégio para poucos, e Lucas é uma dessas pessoas. “Depois do primeiro festival que participei, em que fui como voluntário, gostei da coisa e decidi procurar outros eventos por aí”, conta ele, relembrando o início da trajetória no universo da carne. Gestor de faturamento de uma importadora de material hospitalar, o assador afirma que o churrasco acabou se tornando um complemento de renda para ele. 


Além da parte financeira, o churrasqueiro cascavelense destaca as amizades que os festivais de carne lhe renderam, e que ele mantém até hoje. “Em um festival em Foz, acabei me aproximando do Arthur e da Juliana Scotton [que também estarão no Brasa]. A partir dali, ele foi me chamando para eventos, aos quais fui como voluntário e onde acabei conhecendo outros churrasqueiros profissionais. Desde então, todo final de semana temos eventos. Durante a semana, vários também”, comemora Lucas, acrescentando que, além de Arthur, recebeu dicas e aprendeu técnicas com outros churrasqueiros conhecidos nos festivais e que comandarão estações no Brasa deste ano, entre eles Peter Lamperti, Jostão, Armando Miura e André Bativa. “Todo mundo que conheci no churrasco virou parceiro, mantivemos contato e trocamos receitas e dicas culinárias”, conta o assador.


Essa não vai ser a primeira vez de Lucas Nascimento no Brasa Festival. Na edição anterior, ele trabalhou na estação do chef Bruno Panhoca - que este ano irá preparar o brisket. Sobre suas outras experiências na área, o cascavelense comenta que já participou de festivais em São Paulo, inclusive da gravação do DVD da dupla sertaneja Fernando e Sorocaba. Ao falar sobre os planos para o futuro, Lucas pretende se profissionalizar ainda mais na gastronomia. “Quero aprender novos pratos, além do churrasco e defumação. Penso em me aprimorar em outros tipos de proteína e acompanhamentos mais sofisticados. Daqui pra frente, só pra cima”, diz o churrasqueiro, que abriu sua empresa para atender eventos e hoje conta com o patrocínio da importadora de material hospitalar onde trabalha.


Para Lucas, o Brasa é sempre uma grande chance de mostrar seu trabalho e fechar parcerias. O churrasqueiro acredita que essa edição será ainda maior e promete fazer bom proveito da oportunidade, servindo muita goiabada com queijo e farofa de bacon aos visitantes. Se você não quer perder essa festa, corre garantir o ingresso aqui no site ou nos pontos de venda físicos: a loja Ponta dos Pés Calçados (Av. Brasil, 6798) ou a Panificadora Cancelli (Rua Presidente Bernardes, 3306). Esperamos por você em setembro!