Publicado em: 23/00/2023

Assador gaúcho é famoso por participações na “copa do mundo da carne” 


Mais um nome de destaque está confirmado no Brasa Festival 2023: o do açougueiro e assador gaúcho Marcelo Conceição, mais conhecido como Bolinha, que irá carimbar sua terceira participação no evento. Churrasqueiro experiente no universo dos festivais nacionais e internacionais, ele será responsável pela preparação da carne de cordeiro no próximo Brasa, que acontece no dia 23 de setembro, no Seminário São José. 


Marcelo Bolinha tem presença forte nas redes sociais. Cerca de 1,3 milhão de seguidores acompanham seu trabalho no Instagram, Facebook e Youtube - onde mantém um canal direcionado aos amantes do churrasco. Seu carisma e habilidade renderam o convite para integrar, em 2018, o primeiro time de açougueiros brasileiros no World Butchers' Challenge, competição conhecida como “a copa do mundo dos profissionais da carne”. A disputa foi realizada na Irlanda do Norte. No ano seguinte, Bolinha participou do Butcher Wars no Meatstock, na Austrália e, em 2022, fez parte do time brasileiro no World Butchers' Challenge novamente, desta vez na Califórnia. 


Em mais de 30 anos no ofício de assador, Marcelo Bolinha desenvolveu uma expertise em carnes, que impulsionou seu nome no Brasil e no exterior. Para ele, “se o boi é de primeira, não existe carne de segunda”, o que revela uma das prioridades no seu trabalho: a qualidade dos produtos.


A experiência como assador e açougueiro é transmitida por Bolinha em consultorias, cursos e workshops pelo país, e também na Escola Brasileira de Açougueiros e Assadores, criada por ele. Em suas palestras e apresentações, ele fala sobre o gerenciamento de açougues e desenvolve projetos para o varejo e a indústria. Ao agregar valor a partes do animal que costumam ser desvalorizadas no mercado, suas técnicas beneficiam muitas empresas, com resultados positivos a curto prazo. Na Vitrine da Carne, Bolinha simula uma casa de carnes em uma estrutura de vidro, onde mais de 100 mil pessoas já acompanharam, ao vivo, o processo de desossa e fracionamento dos cortes.


Além de consultor empresarial, o churrasqueiro é proprietário de um estabelecimento comercial que fornece uma infinidade de cortes, hambúrgueres e linguiças artesanais. Sua proposta é fugir da forma tradicional de comercialização, usando métodos alternativos de desossa e outras técnicas desenvolvidas a partir de suas necessidades como proprietário de açougue.


E, como nem mesmo a melhor carne se garante sozinha, o preparo exige técnicas diferenciadas para satisfazer um público exigente como o do Brasa. Se você ainda não conhece o trabalho de Marcelo Bolinha, a terceira edição do evento é uma grande oportunidade. Venha saborear o cordeiro preparado por ele, e todas as outras atrações do festival, que terá mais de 50 estações de comida e bebida liberadas durante sete horas. Garanta seu ingresso acessando www.brasafestival.com.br.